top of page

Esse tipo de tratamento habitualmente é realizado por via oral.

DSC_7744.jpg

Após a cirurgia, com base no resultado da biopsia (laudo anatomopatológico), o paciente portador de alguns tipos de carcinoma de tireoide, poderá receber a indicação de seu médico assistente para realizar a IODOTERAPIA.

Neste tratamento o paciente receberá uma quantidade de iodo radioativo, necessário para eliminar células da glândula tireoide remanescente após a cirurgia. Mulheres grávidas ou amamentando NÃO podem receber este tipo de tratamento.

Para receber este tipo de tratamento, o paciente receberá orientações específicas na Clínica ou Hospital onde realizará o tratamento.

 

Para realizar este tratamento é necessário um PREPARO e CUIDADOS, que via de regra, seguem as seguintes orientações:

ALIMENTAÇÃO:  é necessário evitar alimentos e substâncias que contenham iodo antes do tratamento. Assim, nos quinze(15) dias que antecedem o tratamento deve-se evitar o máximo possível: peixes e frutos do mar, gelatinas e derivados de soja (shoyu, leite de soja, tofu), sal (por conter iodo), alimentos com corantes vermelhos, verduras de folhas verde-escuras(agrião, rúcula, brócolis, etc.), leite e derivados. Algumas clínicas fornecem o sal sem iodo para cocção dos alimentos do paciente em fase de preparo para o tratamento.

MEDICAMENTOS: o paciente deve informar todas as medicações que esteja usando, pois algumas podem interferir no tratamento. Dentre as principais medicações que podem interferir no tratamento estão: qualquer medicamento que contenha iodo, medicamentos que tenham a Amiodarona como princípio ativo (Ancoron, Atlansil, etc.) e Xaropes para tosse.

HORMONIO TIREOIDEANO – este tratamento pode ser realizado basicamente de duas formas: com a suspensão do hormônio tireoidiano (L-tiroxina, Puran T4, synthroid, euthyrox, dentre outros) ou sem a suspensão do hormônio tireoidiano (com o uso do THYROGEN®). As orientações e o cronograma sobre o período de suspensão do hormônio – no caso da primeira forma – ou o uso do THYROGEN, serão definidos pelo médico assistente, após avaliação individual do paciente. Os riscos e benefícios serão informados pelo médico assistentes ou no Clínica ou Hospital onde o paciente realizará o tratamento.

EXAMES RADIOLÓGICOS – O uso de contrastes à base de iodo em exames de imagem (tomografia computadorizada ou radiografias) podem postergar o tempo para realização da iodoterapia. Assim, informe se fez estes tipos de exames recentemente ao seu médico assistente ou à clínica onde realizará o tratamento de iodoterapia.

COSMÉTICOS e OUTROS: Nos trinta (30) dias antes do tratamento, não usar tintura para cabelo, exame ginecológico (Papanicolau) ou tintura à base de Iodo na pele (em geral, usado em curativos para desinfecção). Neste período, não realizar tratamento dentário cirúrgico ou de canal.  Nos quinze (15) dias antes do tratamento, não usa esmalte (unhas das mãos e pés) ou maquiagem (base ou batom).

A administração de iodo:

A depender da dosagem a ser administrada no tratamento, haverá necessidade de internação (48 horas, habitualmente). Neste período, o paciente não poderá receber visitas ou ter acompanhantes no quarto. O tratamento deve ser realizado por profissional (médico ou técnico em medicina nuclear) treinados e capacitados. O Iodo radioativo será administrado por via oral e a sua forma de apresentação em geral é líquida, sem gosto/sabor ou odor/cheiro. O paciente deverá estar em jejum por pelo menos 02 horas antes de receber o iodo radioativo. Recomenda-se o uso de 01 comprimido de “Plasil” ou “Dramin” cerca 2 horas antes do tratamento – tomado antes de vir ao hospital.

Durante a internação:

Recomenda-se trazer balas e chicletes para estimular a salivação. As medicações de uso diário, devem ser levadas e usadas durante a internação, do mesmo modo como é feito em casa. Traga objetos de uso pessoal (como shampoo e condicionador, creme hidratante, pente ou escova de cabelo), livros, revistas, telefone celular, computador (laptop), ipod. Os aparelhos eletrônicos (computador, celular etc.) devem ser embalados em filme de PVC.

Durante a internação, o paciente usará a roupa e chinelo do hospital. Se quiser, pode trazer meia ou pijama para maior conforto.  Não há necessidade de descartar a roupa íntima utilizada durante a internação. É importante beber bastante líquido. Deve-se evitar que caia urina fora do vaso sanitário (urinar sentado, mesmo se do sexo masculino) ou no box do chuveiro. Após utilizar o vaso sanitário, aperte o botão da descarga três vezes. Lavar as mãos com frequência. Ficarão proibidas visitas ou acompanhantes. Estas e outras recomendações poderão ser modificadas a critério do médico nuclear.

bottom of page